Menu

Jardim de inverno: 4 dicas para trazer vida aos seus ambientes

Como montar um Jardim de Inverno em sua casa

Na hora de construir ou reformar, é muito comum o desejo de incluir mais áreas verdes. Mas nem sempre é possível ter um jardim externo. Por isso, o Jardim de Inverno tem sido muito explorado por paisagistas, pois além da beleza que traz ao ambiente, esse contato com a natureza traz mais saúde para seus moradores, despertando novas sensações de olfato, visão e audição e proporcionando conforto térmico. Para compor esse ambientes, independente de seu tamanho, é preciso se atentar a alguns detalhes muito importantes. Separamos algumas dicas de montagem, plantas ideais e inspirações!

Escolha o Local Ideal

Existem muitas possibilidades de locais para a instalação de um jardim de inverno: Embaixo de escadas, onde você aproveita o espaço que não tem muita utilidade; Em banheiros, valorizando a casa e refrescando o ambiente com muita beleza; Na cozinha, é possível seguir um antigo princípio do Feng Shui e usar as plantas para renovar as energias dos alimentos que são preparados ali, além de proporcionar bem-estar durante as refeições; E no meio da residência, aumentando a circulação de ar e a iluminação natural do espaço, trazendo vida à casa.

Defina o Design

Antes de começar a montar e escolher as plantas, é preciso saber, de maneira geral, como vai ser o design do ambiente. Aonde posicionar as plantas, luzes, claraboias, cores das paredes e objetos, e seus estilos. A melhor maneira de incluí-lo na casa é adicionando portas de vidro transparentes largas, com grandes aberturas para passagem do vento.

Escolhendo as Plantas

Para um jardim interno é preciso tomar cuidado ao escolher as plantas. Isso porque cada tipo de planta precisa de determinada quantidade de luminosidade e de água para ficar saudável. Escolha plantas que precisam de menos luz e que não aceitam muito sol direto, conheça todas as suas necessidades de poda, luz e água e cuide regularmente de seu jardim por inteiro.

Móveis e Decorações

Dependendo do espaço disponível em seu jardim de inverno, é possível decorá-lo e mobiliá-lo. Você pode valorizar o espaço com pedras, bancos de praça de madeira, mesas de centro ou decks de madeira, luz de chão e vasos.